
“A Ponte dos Ingleses teve sua construção iniciada em 1920, no governo do Presidente Epitácio Pessoa para ligar o cais-ilha a terra, por conta da ausência do porto no litoral de Fortaleza.
Sua estrutura foi desenhada por engenheiros da empresa inglesa Nastor Griffits que mantinha interesses comerciais no Ceará. Daí veio a denominação de
Ponte dos Ingleses.
Em 1994, a Câmara Municipal de Fortaleza aprovou projeto determinando a sua recuperação. O projeto recuperou a estrutura para uso público e urbanizou para uso de lazer.
Ao todo são 120 m de comprimento, muretas de proteção e piso de madeira.
Na ponte estão localizados:
- Uma pequena galeria de arte
- Um observatório marinho de propriedade da Universidade Federal do Ceará – UFC, onde pode-se, pela manhã, observar o passeio dos golfinhos
- Quiosques com lanchonetes e lojinhas.
Serve como mirante da mais bela vista do mar e do pôr-do-sol de Fortaleza.
Nenhum outro espaço da cidade mantém uma relação de tanta cumplicidade com os poetas, boêmios e insubmissos de Fortaleza quanto esse bucólico recanto a beira mar”.
(Texto constante da placa da entrada da ponte).
Nós, Dr. Basílio e Fátima, Marta e Diná Mendes, estivemos visitando e apreciando esse local maravilhoso e usufruímos da beleza, da paz e da tranqüilidade que emanam desse cartão postal, espetacular, da Fortaleza bela.
Só faltou uma coisa: o passeio dos golfinhos que nesse dia não se exibiram para os visitantes.