sexta-feira, 7 de abril de 2017

Pensamento positivo ...



"Desejar coisas boas, ter sempre a positividade em dia é uma maneira de demonstrar amor às pessoas que amamos e como elas são importantes em nossas vidas.
Por serem muito importantes para mim, desejo-lhe um dia abençoado, radiante, alegre, de leveza e paz".
(Klaudia Romanholi)

Amizade


Soneto do amigo

Enfim, depois de tanto erro passado
Tantas retaliações, tanto perigo
Eis que ressurge noutro o velho amigo
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo.

Um bicho igual a mim, simples e humano
Sabendo se mover e comover
E a disfarçar com o meu próprio engano.

O amigo: um ser que a vida não explica
Que só se vai ao ver outro nascer
E o espelho de minha alma multiplica...

(Vinicius de Moraes)

Palavra de fé

(Fonte - Facebook)

Lixo

Continente desconhecido: lixo acumulado no oceano ameaça a natureza

Cultura do descartável contribui para o acúmulo de lixo e provoca dano ambiental irreversível que principalmente seres indefesos.
(Por Ana Christina de Barros Ruschi Campbell Penna*)

Um continente desconhecido formado por resíduos plásticos assolam uma parte considerável do Oceano Pacífico. Antes denominado ilha do lixão, hoje atinge proporcões continentais com aproximadamente 4.000 toneladas de todo tipo de objetos plásticos: garrafas, sacolas dentre outros. Pelos dados do Centro Nacional de Estudos Espaciais francês são 22 mil quilômetros de circunferência e quase 3, 5 milhões de quilômetros quadrados. Está localizado no nordeste do Oceano Pacífico, entre a Califórnia e o Havaí. De acordo com estudiosos essa área é maior que a soma de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.
Por ser uma área onde não há turismo e não circulam embarcações o lixo plástico aumenta silenciosamente de tamanho na mesma proporção que o descaso do homem quanto aos seus hábitos de consumo. Ainda desconhecido da grande maioria possui um apetite voraz, atingindo parte considerável do mar e se tornando uma ameaça ao planeta.
Embora haja culpa das empresas de material plástico pela falta de cuidado com o descarte dos resíduos, não se pode eximir a responsabilidade do homem enquanto ser individual. A vida moderna trouxe muitas facilidades, mas também muitos problemas. A correria do dia-a-dia, a falta de tempo, leva o homem a adotar comportamentos que imprimem uma atitude contrária ao cuidado com o meio ambiente. A cultura do descartável contribui para o acúmulo de lixo. São milhares de copos, pratos, sacolas de plástico que são utilizados diariamente e são descartados corroborando com esta ideia de vida moderna.
Hoje na contemporaneidade tudo é muito célere e mutável, a sociedade vive em um constante estado de agitação, sempre com pressa. A tecnologia tenta suprir a falta de tempo. O mundo virtual aproxima realidades distantes mas também contribui para um isolamento que alimenta o egoísmo e a vida solitária. Com isso os hábitos seguem essa lógica de praticidade, de consumismo excessivo, de desejos insaciáveis. As pessoas não saem mais às ruas, não tem tempo de apreciar a natureza nem se satisfazem com o simples contemplar. Não há tempo a perder. Há muitas atividades ao longo do dia que implicam em uma vida agitada. A necessidade de ganhar dinheiro, para satisfação de todos os objetos de desejo tão bem projetados pelo marketing de grandes empresas é parte deste contexto.
Neste constante frenezi, até mesmo os relacionamentos são descartáveis e instantâneos. Assim a preocupação com o meio ambiente é substituída pelas facilidades da nova vida e pela obtenção dos produtos que estabelecem um pretenso status social.
O que não é percebido nem tampouco mostrado são as consequências que este comportamento desepreocupado, causam na natureza e no futuro do planeta. O dano ambiental na maior parte das vezes é irreversível e atinge principalmente os indefesos.
O acúmulo de plástico no oceano causa danos graves a vida marinha. Várias espécies vivem neste mundo de plástico. São animais desprotegidos que tem seu espaço invadido por estes resíduos, sem chance de escapar. A inocência da tartaruga que cresce com um anel plástico envolto em seu corpo, dos peixes e das aves que se alimentam de plástico, são alguns dos exemplos que demonstram o comportamento antropocêntrico do homem e a falta de sensibilidade e preocupação com outras espécies de vida.
Uma expedição francesa intitulada “Sétimo Continente” realiza a coleta de dados e investiga “in loco” as consequências desastrosas desse lixão flutuante. As correntes marinhas e a força centrípeta levam todo lixo do oceano que se acumula nesta região em constante ascensão.
A regressão de toneladas de lixo que são despejadas diariamente perpassa por uma mudança cultural e uma quebra de paradigmas. Enquanto o homem não se conscientizar do dever de mudança de hábito e estilo de vida, não se pode pensar em uma solução viável.
A preocupação com a natureza indica uma percepção de comprometimento com os outros seres e com o planeta. Implica revisar conceitos e assumir uma postura proativa e solidária. Deixar o egoísmo e a busca por satisfações instantâneas e inconsistentes. Vivenciar um novo estilo de vida consciente de seu papel essencial para sobrevivência de outras espécies. Através da transformação de valores imprime-se uma conscientização da natureza e só assim pode-se projetar um novo olhar sob a perspectiva de um amanhã.

(Fonte - http://domtotal.com/Facebook)

7.4 - Dia de Nossa Senhora da Saúde

Oração à Nossa Senhora da Saúde,

ORAÇÃO -Virgem Puríssima, que sois a Saúde dos Enfermos, o Refúgio dos Pecadores, a Consoladora dos Aflitos e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo apelo hoje, para os tesouros da vossa divina misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva a vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos Enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém.

(Fonte - Momento Mariano/Facebook)