domingo, 15 de julho de 2012

Belezas do Brasil – Boqueirão de Lavras

Em Lavras da Mangabeira, município cearense distante cerca de 430 km de Fortaleza, a capital do Ceará, há um cartão postal de beleza indescritível:
é o conhecido Boqueirão de Lavras, uma garganta aberta no meio da rocha, uma fenda ou uma espécie de “canyon”, também conhecido como a "grande boca”, com cerca de 90 m de largura e 40 m de altura, por onde corre o leito do Rio Salgado, um rio perene.
Distante 5 km da sede do município de Lavras da Mangabeira, o Boqueirão é formado por duas paredes rochosas, relevo sedimentar encravado no sertão central cearense, uma chapada residual formada há milhares de anos, cuja erosão ocorreu pela ação das águas do Rio Salgado.
Outro fenômeno ali existente, na parte alta do rochedo, é uma gruta que adentra a rocha, cujo local é o “habitat” preferido de morcegos e muitas são as lendas que pululam a cultura popular.
O local é ponto turístico dos mais apreciados do sertão onde se pode tomar banho nas águas geladas e límpidas do Rio Salgado, saborear a culinária típica nordestina, apreciar e se sentir parte integrante de uma paisagem belíssima: só vendo pra crer em tanta beleza natural.
Meu amigo João Katira, (que é nativo da região, mas mora no Acre há mais de 30 anos), sua esposa Latife, Angélica Santana e eu estivemos nesse cenário cinematográfico, incrustado em pleno sertão cearense, uma verdadeira maravilha da natureza.