quarta-feira, 27 de março de 2013

Visitando o distrito de Califórnia, Quixadá/CE

Surgiu como Fazenda Califórnia, que desenvolveu-se sendo a melhor da região e ao seu redor nasceu um pequeno povoado formado por casas de escravos e pessoas das imediações que criaram núcleos e ergueram uma capela dedicada a São Francisco de Assis, atualmente denominada de São Francisco da Califórnia.


Com cerca de 2.000 habitantes, na linda praça do do distrito acontece o Festival do Milho, as festas em louvor a São Francisco, padroeiro do distrito, os eventos da Igreja Católica e evangélicos, estes organizados pelos templos da Assembléia de Deus Bela Vista e Assembléia de Deus Templo Central, noites culturais e feiras com produtos da agricultura familiar. E a bola rola com as partidas de futebol entre os times São Paulo e Vila Nova Futebol Clube, no Campo de Futebol da localidade, sendo uma das grandes diversões dos jovens .

O belo rio Choró corta o distrito, sendo ele uma das principais fontes de abastecimento hídrico, além de existir um grande açude, que de tão belo tornou-se ponto de encontro e visitação pública. Há no distrito uma área de assentamento do INCRA.
Visitei a localidade quando fui participar do matrimônio dos amigos Valmir e Leide, sendo acompanhada das amigas FranCelebridade, Leidinha e Tatiana Alves, a bela filha da localidade, irmã da noiva e membro de tradicional família local.




Sob a sombra de um centenário Juazeiro, fiz pose com alguns membros da numerosa família Alves. Lá existe realmente “A Casa das Sete Mulheres”: são as belas irmãs Angélica, Maria do Carmo, Ticiana, Tatiana, Leide, Daniele e Daiane.



Adoleiiiiiiiiiiiiiii o passeio ao sertão central cearense. Maravilha!