segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Dia do Músico

O Dia do Músico é celebrado em 22 de novembro em homenagem à figura de Santa Cecília, considerada a padroeira dos músicos, de acordo com a tradição Católica. Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão. Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade. O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao cristianismo e sair da vida pagã. Em seguida, o irmão de Valeriano, Tibúrcio se converteu ao cristianismo e ambos foram condenados à morte. Mais tarde, Cecília se enfrentaria aos funcionários da corte romana e seria torturada a fim de renunciar sua fé. No entanto, qual mais lhe submetiam aos sofrimentos, mais ela se mostrava mais disposta e cantava a Deus. Ao fim de alguns dias foi decapitada. Sua festa se comemora desde o século V, mas somente em 1594, ela foi nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII. (Fonte -Facebook)

P pensar

(Fonte - Facebook)

Com água na boca

(Fonte - Facebook)

Pássaros

(Fonte - Facebook)

Pensando bem ...

(Fonte - Facebook)

Na época do Império

"Retrato de uma Mucama do Rio de Janeiro." Fotografia de Revert Henry Klumb, 1860. Coleção Ruy Souza e Silva. Museu Afro Brasil No Rio de Janeiro, em 1870, “71% das mulheres ativas eram criadas, o que significava 34 mil mulheres trabalhando como mucamas, pajens, amas-de-leite, cozinheiras, copeiras,arrumadeiras, carregadoras de água, lavadeiras, passadeiras e costureiras. Brancas e negras,livres ou escravas, elas trabalhavam juntas, exercendo atividades semelhantes.” Muitas eram escravas, outras, mesmo livres, trabalhavam por casa e comida. Em 1872, 2/3 das mulheres livres estavam empregadas no serviço doméstico na corte imperial. Em sua obra "Proteção e obediência", a historiadora Sandra Graham, faz um estudo sobre patrões e criadas, onde diz quanto ganhava uma costureira, além de evidenciar um hábito comum nas famílias cariocas: a presença de costureiras residentes e livres . Uma costureira que morasse na casa esperava receber em torno de 60 reais para coser à mão e à máquina, enquanto uma lavadeira portuguesa pedia cerca de 52 reais pelos mesmos serviços. Uma doméstica, assim como uma mulher que ‘lave, carregue água, venda doces na rua’, ganhava o equivalente a oito e nove reais. Para amamentar bebês, as donas de casa pagavam às amas de leite os salários mais altos de todos: o equivalente a 100 reais por mês, além de casa e comida. As mucamas, escravas de dentro de casa, dedicadas à senhora e às crianças, deveriam quase que, necessariamente, saber costurar, ao menos o básico, como fazer barras de vestidos,pregar botões, realizar pequenos remendos. Machado de Assis notava que: "Há de ser alguma patuscada, dizia ela, mudando a posição de um alfinete. Benedita, vê se a barra está boa. Está, sinhá, respondia a mucama de cócoras no chão" Fonte: Costureiras, mucamas, lavadeiras e vendedoras: o trabalho feminino no século XIX. Joana de Moraes Monteleone. (Fonte - Braszl Imperial/Facebook)

Respeito

Esse é o Papa Francisco se deixando ser abençoado pelos deuses ancestrais de uma índia mapuche no Vaticano. Um exemplo de respeito e tolerância religiosa ♥️🙏
(Fonte - Fonte: El País/Facebook)