quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Pico do Cabugi , o único vulcão extinto do Brasil

O Pico do Cabugi, conhecido como Serra do Cabugi ou Serrote de Itaretama, com 590 m de altitude, está localizado próximo ao município de Lajes/RN. O Pico do Cabugi é um dos pontos mais elevados do Rio Grande do Norte; localizado próximo ao município de Lajes, no vale dos rios Assu e Piranhas, distante cerca de 120 km de Natal, é considerado um dos principais cartões-postais do Estado.
“Peito de moça”
Segundo fontes não cientificas, o Pico do Cabugi ou “peito de moça” em tupi-guarani, é reconhecido desde a década de 20 como o único vestígio de um vulcão extinto no Brasil que se apresenta em sua forma original até os dias atuais. Na região central do Estado, o Pico do Cabugi constitui o Parque Ecológico Estadual do Cabugi, sendo área de preservação ambiental.
Acesso
A chegada ao local é fácil pois quem sai de Natal com destino a Fortaleza pela BR-304, ou vice-versa, o caminho é obrigatório, oferecendo uma visão bem próxima do pico, tanto assim que fiz a foto que ilustra o texto de dentro do ônibus em movimento, em que eu viajava.
Aventura
O acesso é feito através de trilhas, com subida prevista em mais ou menos 1,30h, e da base até topo são encontradas pedras características de origem vulcânica. O passeio, verdadeira aventura, oferece duas opções: subir e voltar no mesmo dia ou, subir, pernoitar no topo e descer somente no outro dia, após assistir a um pôr-do-sol espetacular, dormir sob a luz das estrelas observando estrelas cadentes e testemunhar o visual panorâmico mais deslumbrante do sertão nordestino.
Quem sabe um dia ainda farei essa aventura ... muito bem acompanhada, é claro!