segunda-feira, 21 de março de 2022

P refletir ...

(Fonte - Facebook)

Felicidade

(Fonte = Facebook)

Foi-se o tempo ...

“A porta está fechada, não adianta bater . E foi tão bom constatar que já não me atinge mais. Não me entristece, não me aborrece, não me tira o sono. Passa por mim. Mas não me atravessa. Foi-se o tempo. E foi-se o tempo faz tempo”. (Autoria desconhecida).

"A Verdade saindo do poço"

Em Moulins, na França, mais precisamente no Museu Anne-de-Beaujeu, está a tela “A Verdade saindo do poço”, de 1896, de autoria de Jean-Léon Gérome, escultor e pintor francês. A pintura está ligada à parábola judaica sobre a "Verdade e a Mentira", que diz: Num lindo dia de sol, a Verdade e a Mentira encontraram-se durante um passeio. A Mentira cumprimenta a Verdade e diz-lhe: – Hoje está um dia maravilhoso, não acha? A Verdade embora desconfiada, concordou que realmente estava um dia ótimo. Olhou para o céu, estava claro e sem nuvens. Os passarinhos cantavam e tinha mesmo de concordar que realmente estava um dia maravilhoso. Então, respondeu para a Mentira: – Está realmente um dia lindo, Dona Mentira. – Está mesmo muito calor hoje, continuou a Mentira. E a Verdade vendo que a Mentira continuava a falar verdade, relaxou. E foi então que a Mentira convidou a Verdade para tomarem um banho refrescante num poço ali próximo. Despiu as suas vestes, entrou na água e disse: - Venha Dona Verdade, a água está uma delícia. Sem duvidar da Mentira, a Verdade tirou a roupa e mergulhou. Nesse momento, a Mentira saiu da água à pressa, vestiu a roupa da Verdade e desapareceu dali a correr. A Verdade, quando percebeu que tinha sido enganada, e que não tinha o que vestir, porque se recusava a vestir a roupa da Mentira, pensou, pensou, e decidiu que não tiinha de se envergonhar e que sairia dali assim mesmo: Nua! E seria nua que iria caminhar na rua, até à sua casa. Todos criticaram quem a viu assim despida. Ninguém perguntou a razão daquela nudez. Aos olhos das pessoas era mais fácil aceitar a Mentira vestida de Verdade, do que a Verdade nua e crua. Desde então, a Mentira viaja ao redor do Mundo, vestida como a Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque o Mundo também não deseja encontrar a Verdade nua e crua.... (Fonte - Eu e a Vida 2/Facebook)

Animais

(Fonte - Facebook)

Flores

(Fonte - Facebook)

Conselho de Pai

·
Um pai disse à filha “Você se formou com honras. De presente, aqui está um carro que comprei há anos. Está velho. Leve-o para o estacionamento no centro e diga que quero vendê-lo e veja o quanto oferecem por ele.” A filha foi, voltou e disse: “Eles me ofereceram $1.000 porque está muito desgastado.” O pai disse: “Agora, leve-o para a loja de penhores.” Ela voltou e disse: “Ofereceram só US$100 porque é um carro velho”. O pai pediu à filha para ir a um clube de colecionadores. Ela voltou e disse: “ofereceram US$100.000 porque é um carro icônico, procurado por muitos colecionadores”. O pai disse à filha: “O lugar certo te valoriza. Se você não é valorizada, não fique com raiva. Significa que você está no lugar errado. Aqueles que sabem seu valor são aqueles que apreciam você. Nunca fique em um lugar onde ninguém veja seu valor.” (Fonte - Via Kimberley Stefanski/Jesse Nascimento/Facebook)

21 de março - Dia Mundial da Árvore e da Floresta

· 21 de março - Dia Mundial da Árvore e da Floresta
" As árvores crescem sós. E a sós florescem. Começam por ser nada. Pouco a pouco se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo. Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos, e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se. Depois, por entre as folhas, vão-se esboçando as flores, e então crescem as flores, e as flores produzem frutos, e os frutos dão sementes, e as sementes preparam novas árvores. E tudo sempre a sós, a sós consigo mesmas. Sem verem, sem ouvirem, sem falarem. Sós. De dia e de noite. Sempre sós. Os animais são outra coisa. Contactam-se, penetram-se, trespassam-se, fazem amor e ódio, e vão à vida como se nada fosse. As árvores não. Solitárias, as árvores, exauram terra e sol silenciosamente. Não pensam, não suspiram, não se queixam. Estendem os braços como se implorassem; com o vento soltam ais como se suspirassem; e gemem, mas a queixa não é sua. Sós, sempre sós. Nas planícies, nos montes, nas florestas, a crescer e a florir sem consciência. Virtude vegetal viver a sós e entretanto dar flores." Antonio Gedeão, Poema da Árvore. In Movimento Perpétuo. (Fonte - Mala d'estórias/Facebook)

POESIA

POESIA Casamento de São Francisco de Assis
Vamos casar na praia? Todo o céu abençoando? O mar será nosso padre, o sol e a lua os padrinhos, Os peixes,os convidados. As estrelas, os presentes. A brisa será meu véu, de conchas o meu bouquet. As gaivotas num mergulho nos trarão as alianças. Nas areias nossas núpcias, nas ondas do mar o nosso amor... E num amanhecer glorioso seremos eternamente um do outro. (Fernanda Jeanne)